Trash Metal

Surgimento nos Estados Unidos e na Alemanha

Motörhead com os álbuns Overkill (1979) e Ace of Spades (1980) consolidaram a sonoridade speed metal unindo a batida do punk rock e a melodia Rock n' roll. Apesar de tal influência, o Motörhead não se rotula uma banda de thrash metal.

O Hellhamer surgiu na Suíça em 1982. No mesmo ano, nascia na Alemanha o DestructionSodom e o Tankard, este último muito influenciado pelo Accept. Ainda em 1982, é lançado a primeira demo do Tormentor, banda da qual mais tarde seus integrantes formaram o consagrado Kreator. Essas bandas deram uma enorme contribuição para a consolidação do estilo não só na Alemananha, mas também como na europa e no mundo.

Alguns afirmam que a banda Overkill com a música "Unleash the Beast Within" de 1981 teria inaugurado oficialmente o estilo musical thrash metal. Pouco depois, a música do Metallica (com James Hetfield, Lars Ulrich, Dave Mustaine e Loyd Grant) Hit the Lights que estreou na coletânea Metal Massacre (nesta gravação James tocou o baixo e cantou; Lars tocou a bateria e os solos de guitarra ficaram por conta de Dave Mustaine e Lloyd Grant, um músico convidado amigo de James Hetfield). A música também foi gravada na primeira demo doMetallica intitulada No Life 'til Leather (contando com a seguinte formação: Dave MustaineJames HetfieldLars Ulrich e Ron McGovney).

A primeira demo de thrash metal pode ser considerada como sendo a intitulada Red Skies da banda Metal Church lançada no final de 1981. Esta foi uma demo instrumental que combinava elementos de thrash, speed, e power metal, e não teve grande circulação, tendo seu sucesso encoberto pela nova demo do Metal Church intitulada Four Hymns de outubro de 1982.

Metallica foi a segunda banda norte-americana do estilo (com as demos Power metal de abril de 1982 e No Life 'til Leather de julho de 1982) e a primeira nos EUA a gravar um álbum (Kill 'Em All de julho de 1983).



Surgimento na Europa

Venom, uma banda bastante influente não só para o thrash metal, mas para o death e black metal, lança em 1981 o seu álbum Welcome To Hell com uma sonoridade bastante thrash.

Em novembro de 1983, a banda Artillery grava uma demo intitulada We Are the Dead, esta demo tinha bastante influência de Black Sabbath, resultando em um tipo de thrash metal não tão rápido quanto o do Metallica, mas com conceitos similares de riffs de guitarra. Na Alemanha, bandas como Tormentor, que um ano mais tarde seria conhecida como Kreator,DestructionSodom e Tankard também lançaram suas demos entre 1982 e 1983.


Surgimento no Brasil

heavy metal no Brasil teve o pioneirismo na banda Stress, de Belém do Pará com o lançamento independente do álbum Stress I, em 1982 (reeditado em CD pelo selo fluminense Dies Irae). É considerado um marco do metal brasileiro e foi o primeiro álbum de heavy metal a ser gravado na América Latina.

Mas no thrash metal a pioneira é a banda Dorsal Atlântica, do Rio de Janeiro. O split álbum com o Metalmorphose, Ultimatum, de 1984 (também relançado pela Dies Irae), é talvez o primeiro álbum de speed metal brasileiro. Mas vale lembrar que bandas de hardcore como Ratos de Porão e Lobotomia já tinham colocado influências de thrash metal no seu som no meio da década de 80.

O thrash metal no Brasil tinha basicamente tres cenas, a de São Paulo (de bandas como KorzusExecuterAttomica, Acid Storm, MX e etc), a do Rio de Janeiro (de bandas comoDorsal AtlânticaAzul LimãoTaurusMetralionAntitese e etc) e a mais notória, a de Belo Horizonte (de bandas como SepulturaChakalMutilatorOverdose, entre outras, e alavancada graças ao selo Cogumelo Records).

Sem duvida nenhuma, a banda de thrash metal de maior repercusão fora e dentro do Brasil foi o Sepultura. Inicialmente mais voltado para o lado mais obscuro do thrash metal (o que muitos chamavam de death ou black metal), logo com o lançamento de Schizophrenia em 1987 a banda despontou lá fora e levou a assinar com o selo europeu Roadrunner Records.

Durante os anos 90 não houve muitos nomes no thrash, mas vale citar Zero Vision e Distraught, que praticavam um thrash metal um pouco mais moderno, como o praticado lá fora (PanteraMachine HeadHatebreed etc).

Hoje os representantes do thrash (seja na linha mais old-school ou mais moderna) são bandas como Prophecy, Torture Squad,BlasthrashViolatorFarscape, Bywar, Chakal, Retaliatory , Disgrace And Terror entre outras. 

 

Popularização do estilo

 

O thrash metal começou a se tornar popular em 1984, com a banda Overkill lançando sua segunda demo (Feel the Fire) e o Slayer lançando o clássico EP Haunting the Chapel, que tinha a música "Chemical Warfare". Estes lançamentos levaram o thrash metal a uma sonoridade mais sombria e pesada, que se refletiu no lançamento do álbum Bonded by Blood peloExodus e do álbum Hell Awaits pelo Slayer em 1985. Em 1985 a banda Megadeth, formada por Dave Mustaine ex-integrante do Metallica, lança seu álbum de estréia intitulado Killing Is My Business... And Business Is Good!. O Megadeth combinava a sonoridade dos riffs de thrash metal com solos mais trabalhados e complexos como os do Judas Priest. Ainda em 1985, a banda S.O.D., com integrantes do Anthrax, Nuclear Assault e S.O.D. lançam o LP "Speak English Or Die", combinando o Thrash Metal com Hardcore.

Fora dos EUA em 1985, a banda alemã Kreator lança seu álbum de estréia intitulado Endless Pain,o Destruction lança o álbum Sentence Of Death e o Sodom lança In The Sign of Evil. A banda brasileira Sepultura lança seu EP Bestial Devastation. No Canadá, bandas como Exciter, em 1983 com álbum Heavy Metal Maniac, e Voivod em 1983 com o álbum War And Pain, marcaram presença no nascimento do Thrash, bem como a banda Eudoxis cujos integrantes costumavam se apresentar vestindo armaduras completas com espetos de metal e cujo bumbo da bateria era de aço inoxidável e possuía 1,8 metros de comprimento que lança em 1985 a demo Metal Fix.

O ano de 1986 foi um marco para o thrash metal, com alguns dos álbuns mais influentes do estilo sendo lançados. A banda Dark Angel lançou o Darkness Descends, que foi pouco reconhecido na época, mas é considerado um dos mais pesados e rápidos álbuns de thrash metal. Neste mesmo ano foram lançados os álbuns que estabeleceram novos limites para a brutalidade musical e que seriam algumas das principais influências para o estilo musical death metal, estes álbuns foram o